Sobre o Texto Caminho Fiel

Caminho Fiel é uma ficção baseada no livro O Peregrino, de John Bunyan.

O Peregrino é o livro mais lido do mundo, abaixo da Bíblia. Ele é um livro cristão e tem como gênero literário a Alegoria: toda a sua história é uma metáfora da vida cristã, com suas dificuldades e vitórias. Ele reúne muitíssimos ensinamentos bíblicos numa única história, como numa grande e bem-construída parábola. Todo o livro é recheado de referências bíblicas, de forma que o leitor acostumado com a Bíblia nota constantemente as referências a versículos bíblicos.
Seus personagens levam seus nomes após suas personalidades; daí vêm Fiel, Evangelista, Esperança, Auxílio; além de personagens maus, como Tagarela, Sábio-segundo-o-mundo, Desespero, entre outros. Cada um deles representa diferentes tipos de pessoas que encontramos no mundo real, assim como diferentes estágios da vida cristã, pelos quais todos passamos. Além disso, todos temos algo em comum com cada um dos personagens, de alguma maneira; pois eles representam, assim, pequenas partes (boas e más) da complexa personalidade humana.
O propósito do livro é encorajar os cristãos em suas dificuldades e ensiná-los as verdades bíblicas de forma lúdica.


Caminho Fiel, sendo uma história que se passa no mesmo mundo de O Peregrino, tem o mesmo objetivo. Com vários personagens e cenários novos, o intuito do texto é edificar os leitores cristãos com princípios eternos aplicados em situações cotidianas e atuais. Sendo inspirada em problemas do mundo real, a narrativa tem como finalidade consolar e fortalecer a fé dos leitores, além de exortá-los contra pecados e erros comuns. Tudo isso de uma forma que traga, ao mesmo tempo, entretenimento leve e saudável.

Um comentário: